19 fevereiro 2010

A galinha da vizinha é melhor do que a minha?

BRINQUEDOS OSUL

4 comentários:

LOBO disse...

Muito interessante, fiquei intrigado se a Osul não será a mesma empresa que fabricava as miniaturas de automoveis, a Metosul. Será?

cumprimentos

TOMSAWYERSTORE disse...

Aqui está a história da empresa para mais facil se entender:

Nos arredores do Porto mais propriamente em Espinho. Dois jovens irmãos Manuel Henriques (1886-1954) e Artur Henriques (1892-1965) decidem criar na sua terra natal no período entre as duas guerras mais propriamente em 1931 uma fábrica de plásticos à qual deram o nome de Luso-Celuloide. Inicialmente com oito empregados dedicam-se ao fabrico de bijuterias e quinquilharias.

Posteriormente devido à necessidade de como em qualquer indústria preencher períodos de menor laboração e para fazer um maior aproveitamento do material rejeitado, dedicam-se ao fabrico de brinquedos em plástico: bonecas, carros, soldados, motas...

Na década de 50, dá-se a saída de um dos irmãos da sociedade para criar uma nova empresa também em Espinho, no fabrico de brinquedos. Nasce a marca "Hércules". Nessa altura a empresa Luso-Celuloide cria a designação Osul (Luso lido ao contrário) e continua o fabrico de brinquedos em plástico.

Em meados da década de 60 à medida que começaram a dominar a técnica dos moldes em metal lançam no mercado um novo tipo de brinquedos: Nasce os Metosul. O nome foi escolhido em detrimento de Lusomet, ambos os nomes ligados à imagem da empresa sendo o primeiro mais actual e de mais fácil pronuncia.

Um dos primeiros modelos da Metosul a aparecer no mercado foi o VW 1200, mais conhecido como o carocha. Sendo a versão da polícia a mais (im)popular pois na altura era o carro que a PSP utilizava nas rondas e do qual a garotada fugia, com os calcanhares a bater no rabo quando eram vistos a jogar à bola na rua ou a andar em carrinhos de rolamentos.

Unknown disse...

Gostaria de saber se tem alguma galinha para igual a essa para venda ou se sabe onde posso encontrar uma. Obrigada Sofia

Fabiana disse...

Procuro o fogao com o frango da osul